31 outubro 2009

Scarpelli lotado sexta-feira


Brasiliense 0 x 4 Figueirense

Mais vivos do que nunca!

É a hora, mais uma vez, do torcedor fazer a diferença e lotar o Scarpelli na sexta-feira.

Análise do jogo logo mais.

Deixe seu comentário.

29 outubro 2009

Essa eu nunca tinha visto!


O próximo adversário do Atlético-GO nesta sexta-feira, o Duque de Caxias, teve um desfalque importante no decorrer da semana.
E não foi nenhum jogador que desfalcou o time carioca. Alegando precisar resolver problemas pessoais, o treinador Gilson Kleina, que já teve algumas passagens por Santa Catarina, ficou de fora a semana inteira e não comandou os treinos da equipe fluminense. Brigando para se manter na Série B, o Duque foi preparado para o confronto contra os goianos pelo filho de Eurico Miranda e pelo auxiliar técnico de Kleina.
Essa eu nunca tinha visto, um técnico que se ausenta por um grande período e não vai comandar o time. Uma situação no mínimo inusitada. E nesse caso, como será possível cobrar do atleta uma postura profissional se  nem o comandante dá exemplo? Como exigir comprometimento dos jogadores com o objetivo do clube de permanecer na segundona? Complicado realmente. Menos mal que o Duque de Caxias não é um time de grande torcida...

O futebol é realmente uma caixinha de surpresas!

Copa Santa Catarina


Como todos sabem, o Figueirense-B, formado por jogadores que não estão sendo aproveitados no elenco principal e junto com alguns juniores, disputa a Copa Santa Catarina.
O primeiro jogo do alvinegro foi contra o Joinville no norte do estado. Apesar da derrota por 2x0, os comentários da imprensa do norte catarinense foram positivos em relação a atuação do Expressinho do Estreito. Muitos disseram que o Figueira-B é muito disciplinado taticamente e que deu um trabalhão danado ao JEC na etapa complementar do jogo.
Pude comprovar a veracidade do comentário no jogo de segunda-feira contra o Atlético-IB. Aproveitando o pseudo-feriado, vi que o time montado por Hemerson Maria possui uma excelente organização tática, um time muito bem postado em campo, uma marcação muito forte e toque de bola muito rápido e objetivo. O jogo foi de vitória alvinegra por 3x0, dois gols de Douglas e um de Massari numa bela e indefensável cobrança de falta.
Na minha avaliação, alguns fatos e alguns pupílos me chamaram a atenção. Michel Schmoller era um lider em campo. Sempre orientando os companheiros, corrigindo a marcação e o posicionamento em campo. Talhetti mostrou que em pouco tempo deixará de ser uma promessa e passará a ser uma realidade. É um diamante bruto que está sendo lapidado e que tem tudo para estourar no Scarpelli. Guti é outra jóia, mas que ainda levará algum tempo para acontecer. Tem futuro. Dieyson e Raphael  formaram muito bem a dupla de zagueiros. Marcam firme e sem brincadeira, jogam sério o tempo todo, amadureceram  muito na forma de jogar
Ontem foi a vez de ir a Criciúma e derrotar de virada os donos da casa por 2x1. O Figueira com seis pontos é o terceiro colocado e segue na cola do líder Joinville com nove pontos.
 Sábado tem clássico às 10:30. Mesmo não sendo a equipe principal, ninguém quer perder nem no par ou ímpar. Quem tiver oportunidade, vá ao Scarpelli e prestigie o maior evento do futebol de Florianópolis, além de incentivar e empurrar o Expressinho Alvinegro para mais uma vitória.

Afinal, clássico é clássico.

Depois de 4 de novembro a Grande Florianópolis terá "Um só coração"


Blog no ar!

Estamos de volta!
Para quem já acompanhava o blog anteriormente pode observar que houve uma mudança no layout, agora um pouco mais escuro. Agora na parte superior direita tem o espaço destaque da semana, onde serão colocadas frases divulgadas na imprensa sobre o Figueira, assim como comentários do torcedor, análises, críticas, entre outros textos que marcaram a semana do mundo alvinegro.
Também há no blog o mural de fotos. Tirou uma foto com os amigos no Scarpelli? Capturou um lance do jogo por um outro ângulo? Viajou para algum lugar do mundo com a camisa alvinegra? Envie sua foto para o email que está no lado direito da página. Compartilhe seus momentos com agente.

Espero que tenham gostado.
Em breve surgirão mais novidades.
Críticas, dúvidas ou sugestões, mande um email e deixe sua opinião.

25 outubro 2009

Em manutenção

Caro Torcedor
Ficarei poucos dias sem postar aqui. O blog passará por algumas reformas e terá algumas novidades.
Em breve voltará a funcionar normalmente.

Atenciosamente

Leonardo
Blog Canto do Figueira

24 outubro 2009

Figueirense 1 x 2 Ponte Preta - Assim fica difícil


O jogo foi decidido em 2 lances isolados da equipe de Campinas. A Ponte Preta veio para jogar no contra-ataque e foi dessa forma que a partida foi liquidada. O Figueirense voltou a ser aquele time do início da competição: vai ao ataque, pressiona, sufoca e não marca gol,  como um cachorro que rosna, late mas não morde ninguém. A equipe do interior de São Paulo não jogou nada demais. Apresentou um futebol comum e limitado. O grande problema é que nem assim o Figueirense consegui tirar proveito da situação.
Como uma equipe em menos de um mês, atropelava os adversários, jogava um futebol de qualidade contra os melhores times da Série B e de repente desanda? O que houve? É falta de qualidade? O treinador escalou ou mexeu no time de forma errada? Os treinamentos são fracos? O trabalho psicológico não está sendo bem feito? Não, para todas estas perguntas. O que pesou na derrota ridícula de hoje foi a união de alguns jogadores. Teve gente que não gostou do afastamento de seus companheiros de equipe e de balada e resolveu fazer corpo mole em solidariedade aos amigos. Teve gente que não marcava direito, corria somente o necessário, se escondia na partida, não buscava jogo, a bola mal chegava no pé e já se livrava de qualquer jeito. Totalmente sem vontade de jogar. Teve gente que vivia secando um inexistente suor do rosto com a camisa.  É óbvio que não estou generalizando. Estaria comentendo uma injustiça imperdoável com Fernandes, Wilson, Roberto Brum, Jeovânio entre tantos outros  que estão comprometidos 100% com objetivo coletivo. Como sempre, é uma meia dúzia de maçãs podres que acabam tumultuando o ambiente e complicando a situação. Não sou contra jogador que sai para balada. Eles são seres humanos comuns, assim como nós e tem o direito a diversão, sim. Porém há períodos em que é necessário se privar um pouco das noitadas e focar apenas nos interesses do clube que paga o seu gordo salário. Façam a farra depois que o acesso estiver garantido.
Fica uma dica: não querem jogar? Querem apenas ficar aproveitando as noites da Ilha da Magia? No próximo treino, chutem o chão ou a trave, finjam uma contusão e fiquem encostados no DM até o fim do ano, já tá no fim mesmo. Pronto! Junte a turma e vão curtir a noite de Florianópolis, deixem jogar quem tem vontade e quer jogar, como Diego Paulista, por exemplo.
Outra vez perdemos para nós mesmos. Eu ainda não desisti. Nunca vou abandonar meu time. Não vou pular do barco apesar de tantos maremotos. Temos chances de terminar o campeonato no G4. Difícil é verdade, mas nada impossível. Pro Figueirense, tudo é mais difícil, é mais suado, é mais trabalhoso, nada vem antecipado.

A TUA GLÓRIA É LUTAR!

21 outubro 2009

Convocação do pessoal da COFES

Nação Alvinegra

Estamos perto de mais um jogo decisivo, em casa, e a torcida será fundamental para vitória e a continuidade da luta pelo acesso.Dessa vez nosso foco serão as pessoas, distribuiremos panfletos com as musicas da torcida e convidaremos todos a cantar e empurrar o time para a vitória. Fixaremos cartazes da Cofes estimulando as arrecadações futuras. Levaremos nossa bateria de fogos tradicional para avisar a todo mundo que o Figueira vem ai e o bicho vai pegar!
Faremos uma cortina de fumaça da frente da escada do C (próximo ao alambrado do B) até perto da entrada do B (entrada em frente a praça). Será bastante fumaça. Para isto nossa meta é de R$ 900.
Qualquer tipo de doação contribui, 1 real, 2 reais, isso qualquer um tem pra ajudar.
As contribuições devem ser feitas até quinta feira.
Priorizem depositar no BB, a caixa tem limite de depósitos diários.

Agência - 5457-7
Conta corrente - 124979-7
Willyann de Souza Mohr
B. do Brasil

Agência - 1877
Operação - 023
Conta corrente - 00003369-4
Clen Campos
Caixa economica

NOVIDADE:
Agora você pode ajudar depositando na Urna da Figueira Store do Scarpelli e já aproveita para comprar outra camisa!
*guardaremos 10% da arrecadação para uma possível festa de acesso, a prestação da contas está no nosso blog.

Sigam a cofes em:
Perfil da cofes: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17375596460629269396
E-mail: cofes2009@hotmail.com
Blog: http://figueirense1.blogspot.com
prestação de contas no OKT.

No outro jogo aconteceu alguns casos de não por o nome na arrecadação por que falamos pro pessoal enviar o email para o projetobandeirão@hotmail.com e mandaram pra esse email, que nosso caso estava em fase de teste, porém o unico problema foi não ir o nome na carta de homenagem ao Fernandes, descupe pelo nosso descuido, porém esses depositos estão como depositos não identificados e na prestação de contas, esquemos nomes como o nosso querido Ney pacheco eu acabei de ve aqui no nosso email o pedido dele, então por favor, se puder esclarecer fica melhor pra gente.

Primeiramente, parabéns ao pessoal da COFES pela iniciativa. E não vem de hoje. A turma se uniu e abraçou a causa de jogar junto com o apoio de torcedores que contribuem para a realização das belíssimas e calorosas manifestações que acontecem no Scarpelli, seja com foguetórios ou homenagens.
Deixo o meu modesto e humilde blog a disposição para qualquer tipo de divulgação que precisarem.
 
Participe torcedor!

Vila Nova 2 x 1 Figueirense - (Re)começar de novo


O Figueirense chega a Florianópolis com mais uma derrota para uma equipe de Goiás. Depois de terminar o primeiro tempo jogando um futebol apático e em desvantagem no placar, o alvinegro volta com tudo na etapa final, tem um volume de jogo absurdamente maior que a equipe goiana, perde um caminhão de gols feitos e mesmo assim chega ao empate só que deixa escapar um ponto no final da partida.
Hoje não farei uma avaliação do jogo como o de costume. Irei direto ao ponto: CHEGA!! O Figueirense perdeu tudo o que poderia perder nessa reta final. Não é permitido mais nenhum tropeço! O Figueirense não perdeu para o Vila Nova. Com todo respeito, o time do cerrado é muito fraco. O Figueirense perdeu pra si mesmo. Como pode se complicar sozinho!? Incrível! Já cansei de repetir essa frase aqui no blog. E vem se complicando por pura falta de atenção. Se continuar com essa displicência toda, pode custar muito caro num futuro muito próximo. Vem cometendo erros bobos, seja na na marcação, seja no posicionamento, outra frase que há muito tempo falo aqui.
Não joguei a toalha. Longe disso. Acredito piamente que subiremos esse ano. A minha convicção segue inabalável: não posso, não consigo e nem imagino o Figueirense de fora do G4 no final de novembro de 2009.
Parece que tudo o que conquistamos é obrigado a ser na base do sofrimento. Haja coração, haja nervos de aço! Nada está perdido. Não há nada decido. Apesar do tombo ainda é totalmente possível buscar o acesso. O Figueirense precisa voltar para o trilho o quanto antes. Agora é a hora de arrancar definitivamente, tirar forças e energia da onde não tem. Tá na hora de fazer valer o peso dessa camisa.
Não preciso dizer o que se espera do time e da torcida  no sábado.

HONRA ESSA CAMISA....E NÃO DESANIMA...LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!!!

18 outubro 2009

Apenas para ficar registrado...


.... a Lusa cometeu um crime em Goiás batendo o Atlético-GO e com isso consolidou a presença do Figueira no G4 nesta rodada. Assim como Ney Pacheco havia citado em um de seus posts, a vitória sobre os goianos não foi  importante só pela entrada do alvinegro no grupo dos quatro melhores, mas também pelo fato de deixar a Portuguesa meio morta, meio viva na disputa. Mesmo estando um pouco distante do grupo que disputará a Série A em 2010, os paulistanos ainda tem chances de classificação e jogam contra Ceará, Guarani e Vasco, concorrentes diretos pelo acesso. Uma vitória lusitana sobre um dos três certamente será muito comemorada aqui.
Segura eles Lusa!

ENTRAMOS NO G4! (Agora com os dois pés!)

10 vezes Schwenck !


Quando foi anunciado no começo deste ano como reforço para o ataque, alguns torcedores gostaram, outros nem tanto. A parte da torcida que foi favorável a vinda de Schwenck em 2009 certamente lembrou de um passado recente quando ao lado de Cícero, Soares e companhia, o artilheiro fez parte do timaço de 2006. Shrek, apelido carinhosamente dado pela nação alvinegra, era o homem-gol, o matador do time. Em 35 jogos disputados na Série A do mesmo ano, balançou 15 vezes a rede adversária.
No início, o retorno ao Furacão Alvinegro não foi tão empolgante. Tendo como parceiro Rafael Coelho, alternava entre atuações discretas e medianas, um golzinho ou outro pintava. Estava em dívida com o torcedor. A dupla não vingava. Schwenck não era nem a sombra daquele goleador que já havia passado por aqui. Talvez até pelo esquema tático montado por Pintado e posteriormente por Roberto Fernandes não favorecesse muito seu estilo de jogo. Com Roberto Fernandes, Schwenck já teve a função, em alguns jogos, de criar as jogadas de ataque, invertendo totalmente os papéis. Um atacante virando meia de criação?! Como um matador, um jogador de área, pode realizar a função de distribuir e organizar jogadas ofensivas? É mais ou menos como um poste mijar num cachorro.
Veio a lesão que o afastou por um bom tempo dos gramdos e a troca de comandante. Após esses episódios, Schwenck vinha mostrando a cada jogo que entrava, quando colocado na posição certa, que o "velho" atacante de 2006 estaria retornando de vez. Com a contusão de Rafael Coelho, a responsabilidade aumentou, ainda mais pelo fato de alguns acreditarem que o Figueira sofria  de Coelhodependência. Hoje, sabemos o quanto isso é falso. Desde então, Schwenck vem subindo de produção e até o presente momento  já anotou dez gols, sendo o vice-artilheiro do time na competição, um a mais que Fernandes e dois a menos que Coelho.
Ele tem suas limitações é verdade. Não é aquele jogador de lances elásticos, de jogadas de efeito. Porém,  algumas virtudes são inegáveis e inquestionáveis em relação ao seu comportamento em qualquer partida: raça, garra e vontade nunca faltaram para Schwenck. Com essas três qualidades mais o faro de gol aguçado do momento e junto com a volta da velocidade e habilidade de Rafael Coelho, o ataque alvinegro ficará  ainda mais forte, dando muita dor de cabeça aos seus marcadores. Não tenho dúvidas que na fase atual que vive o Figueirense, a "velha nova" dupla de ataque dará muitas alegrias ao torcedor neste ano.

Zagueiros e goleiros que se cuidem: Schwenck vem aí!

O pitbull voltou a morder com força!


Não comentei sobre a atuação de Jeovânio no post anterior propositadamente, porque merece um destaque especial. Certamente foi a melhor exibição após sua reestréia no Orlando Scarpelli.
Coitado de quem se aproximava da área. Lá estava ele, implacável na marcação. Não deu sossego para os atacantes gaúchos. Jeovânio estava sempre na cola do adversário, sempre mordendo forte e num rítmo alucinante. A velocidade que o volante alvinegro, jogando improvisado na zaga, imprimiu durante os 90 minutos foi algo surpreendente. O jogo todo ele esteve a mil. Ninguém o venceu na corrida. Sensacional!
É verdade que o único gol do Juventude saiu após um escorregão seu na pequena área. Mesmo assim, fez uma partida quase impecável. Não sou a favor de improvisações, mas Jeovânio foi a exceção à regra.
Gostei da nova função do pitbull alvinegro. Penso que seria uma boa opção. Contudo, como falei anteriormente, é apenas a exceção. Acredito que será mais uma dor de cabeça positiva para Márcio Araújo 

Arrombasse Jeovânio!

Figueirense 3 x 1 Juventude - Schwenck e Fernan10 neles!



Mais 3 pontos anotados. A luz da Série A começa a ficar a cada rodada mais visível para o alvinegro. O Figueirense despacha o Juventude numa noite fria e chuvosa, porém num clima muito caloroso, repleto de emoções, homenagens e festa.

  • Começa o jogo e o Figueirense parece que vai enfrentar uma retranca daquelas. A equipe de Caxias do Sul estava disposta a tumultuar o meio campo, bloqueando as ações ofensivas do Figueira e se arriscando num contra-ataque rápido;


  • E realmente foi assim até os 7 minutos iniciais, quando ele - e ultimamente sempre ele - Schwenck cabeceia de forma certeira e mortal sem sair do chão a bola cruzada perfeitamente por Egídio;


  • Após gol, o Figueirense deu uma relaxada e começou a se complicar. Se perdeu um pouco na marcação, a ligação entre defesa e ataque não era feita com tanta qualidade e o posicionamento do time em campo estava equivocado em alguns setores;


  • Entretanto, isso durou poucos minutos. O time se encontrou novamente e mais uma vez Schwenck marcou e ampliou o placar para o alvinegro;


  • O Juventude partiu para o tudo ou nada e chegou a diminuir com Marcos Denner. Mas o melhor jogador do campeonato, o Reizinho Fernan10 liquidou a fatura e mandou o clube gaúcho de volta para Caxias do Sul com mais uma derrota na bagagem;


  • Não foi uma partida de um futebol brilhante. O Figueirense jogou sério e com muita objetividade, apresentou um futebol convincente, como vinha fazendo até o confrontro contra o Fortaleza. E essa forma de encarar os adversários é o suficiente e o necessário para este período da competição. O espetáculo fica por conta da torcida;


  • Parabéns ao pessoal do Cofes que a cada jogo com o apoio da torcia, vem fazendo belas festas, seja com foguetórios, seja com homenagens.

Como em todo o fim da análise da partida, escrevo aquela velha frase: O último jogo faz parte do passado, é página virada, temos que pensar no próximo adversário. E vou continuar escrevendo até o fim, porque não dá pra fugir disso. Não podemos nos deslumbrar com os resultados momentâneos. Temos que pensar na frente, e o que nos espera no fim do ano promete ser maior e muito mais importante do que uma simples vitória. Um passo por vez, sem pular etapas e quando o último confronto chegar, com o acesso garantido, a partir daí,  o céu será o limite. Estamos no caminho certo: pés no chão, humildade, seriedade e futebol convincente. Essa é a receita!
Terça-feira é dia de outra decisão e o adversário será dificílimo. O Vila Nova já complicou a vida de muita gente, principalmente em seus domínios. Não podemos menosprezar os goianos. É mais uma pedreira. Será um jogo duro, porém tenho a convicção de que se repetir a dose das últimas partidas, voltaremos de Goiás com mais um resultado positivo.

Vâmo Figueira!!!

17 outubro 2009

Um pé no G4


Figueirense 3 x 1 Juventude

Um pé no G4. Para colocar o outro, nossos amigos lusitanos terão que cometer um crime amanhã em Goiás.

Logo mais a análise da partida.

Deixe seu comentário sobre o jogo.

Schwenck e Fernan10 neles!

*Foto: ClicRBS

14 outubro 2009

Casa cheia para mais uma final


Mais uma final. E o que isso significa? Casa cheia para empurrar o Figueira de vez para o G4.
Ainda não comprou o ingresso? Não perca tempo e nem a promoção (mais informações aqui).
Todo apoio e indispensável. E cada um que estiver lá cantando, incentivando e vibrando junto com o time será o diferencial do alvinegro no jogo.
Vá ao estádio jogar junto com  o mais querido de Santa Catarina!

Ferve Caldeirão!

Coisas do futebol


Hoje é possível afirmar que foi um dia histórico no país. O dia em que a maioria da população amante do futebol voltou as atenções para um jogo da Argentina, mesmo com o Brasil jogando no mesmo horário. Os brasileiros colocaram aquele olho avantajado na TV contra os hermanos e para dar aquela força aos uruguaios.
Não deu nada certo. O Chile venceu o Equador e o time de Maradona marcou no finalzinho carimbando o passaporte para África do Sul em 2010 e mandando o Uruguai para a repescagem contra Honduras ou El Salvador.
Não foi tão ruim assim a ida dos argentinos ao mundial, afinal mesmo numa fase ruim, é uma das melhores seleções do mundo, o que certamente engrandecerá ainda mais o maior espetáculo do mundo da bola, sem contar que nosso maior rival é também o nosso maior freguês .

Hasta la vista Dieguito!

11 outubro 2009

Fortaleza 3 x 1 Figueirense - Pane geral


  • Junto ao calor e um gramado de péssima qualidade, o Figueirense deu a impressão que havia comido uma buchada de bode de aperitivo e uma feijoada como acompanhamento. O time estava lento e perdido no posicionamento em campo;
  • Não gostei da escalação de Márcio Araújo. A idéia de povoar o meio com 3 volantes para dificultar as ações do Fortaleza no meio não deu muito certo, isso porque pela esquerda de defesa, tinha uma avenida enorme sem marcação para chegar até a meta de Wilson;
  • Era Edson o responsável pela marcação por esse setor, já que o time não tinha uma ala caindo naquele lado. E não fez. Depois que o jovem zagueiro alvinegro retornou de Portugal, ainda não fez uma grande atuação pelo Figueira. Qualidade ele já demonstrou que tem, porém parece que sempre está aéreo, assim como no último jogo. Acorda Edson;
  • Mas não foi só Edson que estava mal em campo. O time todo jogou muito abaixo do que pode jogar. Estavam todos perdidos, desorientados;
  • Como fez falta a presença de Egídio, principalmente na parte ofensiva;
  • Márcio Araújo mexeu de fomra correta na volta para o segundo tempo. Tentou arrumar o posicionamento do time em campo e colocou Anderson Pico na ala e Paulo Sérgio ao lado de Schwenck. Infezlimente as trocas e orientações táticas não deram resultado. Contuniava tudo como terminou o na etrapa inicial;
  • A torcida ficou na bronca mas não vejo o segundo gol do Fortaleza como falha de Wilson. Ao meu ver, foi uma falha de posicionamento da defesa que trombou com a Muralha Alvinegra e depois deixando o atacante da equipe cearense livre para cabecear;
  • Para descontrair um pouco, curioso e diferente foi ver uma bandeirinha de chuteira branca. Que mala heim bandeira! Cheio de graça!
Não há muito o que argumentar. O Figueirense jogou muito mal e a derrota foi merecida. Entretanto sem pânico ou desespero. Seguimos forte na briga pelo acesso, pois o 4º colocado, o Atlético-GO, ainda está 2 pontos a frente do Figueira e ainda pega pedreiras na sequência, como Portuguesa e Ceará. Fortaleza faz parte do passado. Agora é lotar o Scarpelli na sexta-feira e somar mais 3 pontos contra o Juventude.

Força Figueira!

08 outubro 2009

Esse merece...esse é o cara!


Parabéns Fernan10! Que sejam os primeiros 300 jogos de muitos que ainda acontecerão. Certamente, muitas alegrias ainda virão com você como maestro do time em campo. Continue sendo esse exemplo de pessoa e de profissional. A família alvinegra tem muito orgulho em ter um jogador do seu nível defendendo as cores do Figueira, um atleta que realmente veste a camisa, que se entrega de corpo e alma, que ama o clube e sente prazer em vestir o manto sagrado. É o simbolo da raça, da persistência, da determinação. É o simbolo da torcida alvinegra. Simplesmente éis o cara!
Fica ai a singela e merecida homenagem deste blog ao ídolo da nação alvinegra.
Fernan10 eterno!

*Imagem retirada do blog Gigante Alvinegro

07 outubro 2009

Sugestão de leitura

Depois de um início de semana eletrizante, com um elevado número de atividades acadêmicas entre outros compromissos, consegui arrumar um tempinho para postar no blog. (Isso que a semana nem acabou!)

Nessas indas e vindas da biblioteca universitária, quase que sem querer, encontro um livro que me despertou a atenção: Futebol e gestão profissional no Figueirense, escrito pelo jornalista Marcos Franzoni.

O livro trata de como o modelo de administração esportiva responsável  e organizado, adotado apartir de 1999 pela atual diretoria, conseguiu se tornar exemplo para todo o Brasil. Narra a reestruturação e o fortalecimento do maior clube de futebol de Santa Catarina, da criação do Conselho de Gestão até o aparecimento da Figueirense Participações. Vale lembrar que o livro foi publicado em 2005, ou seja, conta os fatos até 2004.

Além disso, mostra a campanha do acesso, como foi em detalhes o inesquecível dia 23 de dezembro de 2001, a hegemonia estadual do alvinegro, enfim, relata um dos vitoriosos caminhos trilhados pelo Figueirense Futebol Clube, iniciado em 1999.

Para quem se interessou e tiver disponibilidade, encontrei o livro na biblioteca da UFSC. Desconheço, mas acredito que deva existir exemplares em outras bibliotecas também.

Ótima leitura. De tantos assuntos interessantes abordados, é emocionante relembrar detatlhes específicos da época do acesso, detalhes que não cairam no esquecimento, apenas estavam em stand by na cabeça e no coração do torcedor, prontos para serem reavivados.

Fica ai a dica. Vale a pena!

04 outubro 2009

Figueirense 2 x 0 Bahia - Furacão faz mais uma vítima


Há momentos em que jogar contra equipes que se encontram na parte inferior da tabela é  muito mais complicado ao enfrentar os líderes. O Bahia ontem estava disposto a não facilitar a vida pro Figueira, até porque precisava muito de um resultado positivo. O time comandado por Paulo Bonamigo congestiou o meio campo, o que dificultava as ações ofensivas do alvinegro.


  • Um jogo difícil, muito trucando, catimbadao e de muita pegada no primeiro tempo. O Figueirense pressionava o Bahia, que marcava forte, limitando as investidas do Furacão no ataque. O tricolor quase nunca oferecia perigo a Wilson;


  • De tanto insistir, a até então intransponível retranca baiana acabou cedendo. Quase no apagar das luzes da etapa inicial, Schwenck anotou mais um na conta numa cabeçada certeira na gaveta. Anda impossível o nosso camisa 9;

  • Na volta do intervalo, precisando do resultado, Bonamigo tenta deixar sua equipe mais ofensiva com a entrada de Odair, aquele mesmo peladeiro do sul da ilha. Como já era previsto, uma mudança que não surtiu efeito;

  • Márcio Araújo também modificou o time com Ricardo Bóvio no lugar de Paulinho. Mais tarde ousou com Paulo Sérgio ocupando a vaga de Edson. Confesso que fiquei um pouco receoso com a mexida. Mas pelo esquema de jogo formado pelo treinador, acabou dando tudo certo;

  • Tanto é que numa boa troca de passes no meio, Lucas cruzou na área, Fermandes dominou, fez uma boa jogada na linha de fundo e tocou para Paulo Sérgio chutar para o fundo das redes e sacramentar a vitória alvinegra;

  • Estava realmente difícil parar  Fernandes, Paulo Sérgio e Egídio. O jeito era fazer falta mesmo. E foi o que o Bahia fez. Resultado: 2 jogadores indo mais cedo para o chuveiro;

  • O placar não disse o que foi a partida. O Bahia escapou de levar uma sacola graças ao bom goleiro Marcelo e aos inúmeros chutes pra fora do alvinegro; 

  • E a torcida?  Fez uma festa maravilhosa, linda e emocionante no Scarpelli. O torcedor definitivamente comprou a idéia da Série B e joga junto o tempo todo com o time;

  • Uma pena o lance de Fernan10 não ter sido gol. Se a bola rolasse um pouquinho menos naquela hora... 

  • Roger Carvalho e Maicon surpreenderam positivamente o torcedor. Ambos crescem muito de produção a cada jogo e se encaixaram muito bem no esquema proposto pelo treinador;

  • Lucas tem um futuro muito promissor. É um excelente jovem jogador, tem muita qualidade porém precisa parar de cair tanto e ter um pouco mais de tranquilidade para finalizar;

  • Outro que mereceu ter levado um puxão de orelha foi Egídio. É bem verdade que o jogador do time baiano agrediu o habilidoso lateral alvinegro, mas nada que justifique o revide aos 42 minutos da etapa complementar, na lateral de campo, ganhando por 2 gols de diferença e ainda jogando com 2 jogadores a mais. Calma Egídio!

A confiança no time aumenta a cada partida disputada. E não é apenas por causa das vitórias. A confiança cresce pelo simples do reaparecimento do verdeiro futebol do Figueirense, um futebol de qualidade, de pegada e de raça. Não podemos deixar a empolgação tomar conta. É preciso manter a humildade e os pés no chão. Como sempre falo nos meus posts, o Bahia é página virada. O nosso foco agora é o Fortaleza. Mais uma batalha. Mais uma decisão.


ÔÔÔ...O FURACÃO VOLTOU!!!

03 outubro 2009

Com direito a ola e olé


Figueira 2 x 0 Bahia

Show e festa nas arquibancadas.
Quase 13 mil apaixonados assistiram a mais uma vitória alvinegra.
Jogo duro. Retranca baiana muito forte. Porém, água mole em pedra dura...
Agora é secar o Ceará para ficar no G4.

Análise da partida logo mais.
Deixe seu comentário sobre o jogo.

Vamo Figueira!

*Foto: Carlos Amorim