27 fevereiro 2012

Deu a lógica: O turno é nosso

Incontestável. Figueirense fez jus ao favoritismo, a qualidade de seu elenco e garante vaga nas semifinais do Campeonato Catarinense, levando o simbólico título do turno. Tinha dito desde o princípio que não havia time melhor que o Figueirense neste campeonato, mesmo que isso não fosse garantia de sucesso. Ainda bem que deu a lógica, a superioridade técnica falou mais alto e o Alvinegro conquistou de forma justa a primeira fase da competição.
O time do Camboriú, querendo por água no nosso chopp, cometeu, ao meu ver,  um grande equivoco e pagou caro pela "ousadia": partiu com tudo pra cima do Figueirense. Grande parte do primeiro tempo deu um sufoco daqueles, pressionou e encurralou o Figueira de todas as formas. Mesmo assim, era nítido que seria fogo de palha. Um time visivelmente limitado fisicamente e tecnicamente não conseguira manter essa postura durante 90 minutos, jogando justamente contra um adversário superior em todos os aspectos. E assim aconteceu. Após todo aquele impeto inicial, o Figueirense tomou as rédeas da partida e a goleada veio ao natural. 

Apesar da conquista com todos os méritos, o time não está totalmente encaixado e Branco precisará fazer alguns ajustes na equipe para o returno , principalmente lá atrás. O jogo contra a fraca equipe do Vale do Itajaí, mais uma vez mostrou a instabilidade dos zagueiros, a dificuldade para sair jogando e falhas de posicionamento. Os laterais, que apresentam características ofensivas, apoiam pouco o ataque, quase nunca vão a linha de fundo, além de apresentar uma enorme dificuldade para marcar. Pra quem acompanha, venho falando disso há alguns posts e certamente neste returno jogos mais difíceis e disputados virão, já que alguns grandes terão que jogar muita bola para conquistar uma vaga entre os quatro melhores e brigar pelo título e os que estão na rabeira farão de tudo para escapar da degola. E o Figueirense precisa estar preparado para os próximo desafios e manter a mesma pegada, tendo em vista que o índice técnico determina quem decide o mandante da última partida das finais.

Discordo totalmente quando dizem que o título caiu no colo do Figueira. Ninguém consegue um aproveitamento de quase 75%  na sorte. É verdade que é preciso aprimorar o coletivo e que a individualidade é o que vem fazendo a diferença a nosso favor. Mesmo um pouco longe do ideal , o fato é que ainda assim, fomos melhores que os demais, gostando ou não. E o hino sem empatia segue como a música do momento na capital dos catarinenses.

Nenhum comentário: