04 outubro 2010

Equilibrio sempre

Fala torcida mais querida do Brasil! O período de ausência no blog foi grande. É aquela velha história: trabalhos, estudos, compromissos particulares acabam tomando o tempo do blogueiro e o espaço fica meio de lado. Realmente tempo é o que me falta nesses últimos meses. O blog ficou parado muito tempo é verdade, mas isso não significa que deixei de acompanhar o alvinegro mais querido do país.


Nesse período de ausência aqui, o Figueirense já esteve fora do G-4, voltou e ficou nele por diversas rodadas, já foi líder, oscilou, caiu, se manteve, subiu novamente, enfim, inúmeras situações ocorreram nessas vinte e seis rodadas. Entretanto, essas variações de posição na tabela não demonstram uma instabilidade do time. Muito pelo contrário: o Figueira faz uma campanha bastante regular nesta Série B. É o nível extremamente equilibrado da competição que promove essa dança das cadeiras dos clubes na tabela de classificação.

O Figueirense, indiscutivelmente, vive um bom momento, como há tempos não se via. A torcida alvinegra vivencia desde o segundo semestre de 2008, momentos conturbados, angustiantes, de desânimo e de incertezas. Necessário dizer quais são neste post? Claro que não, todos já sabem. Aos poucos as coisas estão entrando nos eixos novamente e a situação complicada e de descrédito começando a reverter. Mas ainda assim, esses conflitos do passado recente, sejam problemas dentro e fora das quatro linhas, ainda comandam o espírito e a credibilidade da torcida em relação ao futuro e presente do clube.

Basta um tropeço em casa e pronto. O mundo desaba. Não iremos subir, é ladeira abaixo, é se manter para brigar ano que vem de novo, esses pontos vão fazer falta lá na frente e mais tantas outras lamurias. Ora, resultados negativos todos terão, sem exceções. Ou existe time imbatível? Torneio de pontos corridos é regularidade, quem erra menos, leva, porém todos perderão pontos, e perderão pontos para equipes de nível inferior ao seu, sem dúvidas. Qualquer time que deixar de conquistar um mísero pontinho poderá se complicar no fim do campeonato, seja na parte de baixo ou de cima da classificação. Ou será que apenas os pontos perdidos pelo Figueirense complicará a sua situação no campeonato? Fazendo um levantamento extremamente rápido, a derrota da Ponte Preta em Campinas para o Figueira não poderá deixar de fora a Macaca da elite em 2011? E o que dizer da derrota do Bahia em Pituaçu para o poderoso Icasa? E a goleada sofrida pelo Coritiba contra o Ipatinga?

Em contra partida, é necessário uma sequência de duas ou três vitórias seguidas para sermos campeões. Abu Dhabi 2012 é apenas um detalhe. Devagar com o andor. Como já disse, vivemos um grande momento. Temos um time qualificado. Ouso a dizer que nessa Série B não há nenhum time superior ao Figueirense, tecnicamente falando. Existem boas equipes, assim como a nossa, melhores não. Agora, não é por esse motivo que venceremos o campeonato. Somos um fortíssimo candidato a conquistá-lo, entretanto, não há nada definido, muita água vai passar por baixo da ponte ainda. O elenco vem fazendo o que é certo,  joga sempre visando abrir o maior números de pontos possíveis do quinto colocado. Esse é o campeonato do Alvinegro. O título será  a cereja do bolo, como costumam dizer.

É óbvio que eu gostaria de ver esse time campeão. Aliás, penso que já passou da hora do Figueirense conquistar um título a nível nacional. Recentemente, foram duas na trave (Série B 2001 e Copa do Brasil 2007). Por quê não esse ano? Temos estrutura e condições para tal. Basta manter os pés no chão, sempre na humildade que tudo surgirá ao natural.

Falar de equilibro com o torcedor é muito complexo, para não dizer impossível. Somos todos passionais. Porém há momentos em que precisamos agir mais com a razão. Nunca estivemos tão perto do tão sonhado retorno à elite do futebol brasileiro. E é nisso que temos que nos apegar. Tudo o que vier depois é consequência de um planejamento bem feito. Além do mais, é preciso estar ciente que derrotas e empates amargos estão por vir, mas não será exclusividade nossa. Todos irão provar dos mesmos dissabores que o Figueirense. É fato. Calma e muita paciência nessa reta final. Sem muito alarde, nem terra arrasada. Nem muito lá, nem muito cá. Equilibro sempre.

Nenhum comentário: