13 março 2012

Para nunca mais esquecer

É assim que o Figueirense deve encarar daqui pra frente a partida contra Joinville. Deve estar bem viva na cabeça de todo mundo, jogadores e comissão técnica. Devem lembrar de como não fazer, de como não jogar, de como não se comportar e agir quando está vencendo um adversário com um placar elástico ainda no primeiro e boa parte do segundo tempo.

Mesmo com o Joinville partindo pra cima no início da partida, mostrando a que veio, o impeto do time da cidade do balé foi quebrado em seguida, antes dos 15 minutos da primeira etapa. A partir daí o Figueirense tomou conta do jogo e construiu o que parecia ser o placar definitivo ao natural. Poderia ter aumentado essa vantagem se tivesse caprichado um pouco mais e/ou contasse com uma ajuda do goleiro do Joinville, que mesmo levando três, não fazia uma má partida.

Tudo caminhava rumo a glória: o adversário não esboçava qualquer tipo de reação, mais uma vitória na conta, liderança do returno, disparando na classificação geral, festa da torcida com tudo o que tem direito. Vinha caminhando. Num apagão generalizado, em aproximadamente 10 minutos o Figueirense acordou o Joinville e o mar de almirante virou uma tormenta sem fim. O JEC encostou e por muito pouco não virou o placar.

Não dá pra apontar um culpado. Seria injusto responsabilizar um ou dois nomes pelo empate catastrófico, já que o time inteiro caiu de assustadoramente de produção. Entretanto, mais uma vez, é preciso dizer que o sistema defensivo deu pane e pagamos por isso. Branco, a meu ver, mexeu errado ao colocar Luiz Fernando no lugar de Aloísio. Ele pediu pra sair, é verdade, então, por que não colocar outro atacante? Como alguns atletas já estavam cansados e o sistema defensivo adversário não tinha mais aquela preocupação com o camisa 9 lá frente dando trabalho, facilitou ainda mais o avanço do time do norte catarinense. Tanto foi, que Branco acusou o golpe e corrigiu em seguida, voltando ao esquema tradicional, colando Franco ao lado de Julio César e Doriva para recompor a marcação. Empate amargo.

Ainda temos uma boa gordura na classificação geral e chances totais de conquistar o turno. A invencibilidade permanece e continuamos com o melhor elenco. Porém não somos imbatíveis e temos adversários (poucos) que podem nos causar problemas na competição. É preciso redobrar a atenção. O jogo serviu de lição. Menos mal que foi no momento em que o prejuízo foi de certa forma brando. Não dá pra bobear mais uma vez. A próxima, pode custar algo maior e sem volta. 

Um comentário:

Gabriel Casaqui disse...

Caros,

Sou um dos moderadores do blog "O Boteco Esportivo", que iniciou seus trabalhos no começo do ano.

Tivemos a ideia de criar a seção "Análise de Elenco" para que, em duas postagens semanais até o início do Brasileirão, analisássemos todas as equipes que disputarão o Brasileirão-12.

No post de hoje, falamos sobre o Figueirense.

Obtivemos as informações de atletas no site oficial e pautamos nossas opiniões de acordo com nossos conhecimentos sobre o atleta, sobre a projeção do time no cenário nacional e em nossas convicções como um todo.

Convido você e seus leitores a acompanharem nosso post e, se possível, deixarem registrado sua opinião a respeito, alimentando um saudável debate sobre seu amado clube.

Ressaltamos que seria importante este retorno sobre a análise até porque as informações que chegam aqui em SP sobre o futebol catarinense nem sempre são de todo satisfatórias.


Abraços.
Gabriel Casaqui
http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/03/analise-de-elenco-figueirense.html