25 março 2010

Co-irmão 1 x 1 Figueirense - Rimos melhor!

Tem horas que me pergunto: será que minha análise do jogo é feita mais com a emoção do que com a razão? Será que deixo o coração falar mais alto? Hoje tenho a convicção que não.

O Figueirense, pelo conjunto da obra, foi melhor no clássico de ontem indiscutivelmente. Desde o início do primeiro tempo o alvinegro partiu pra cima, não se intimidou, teve maior volume de jogo, criou mais chances de gol e jogadas perigosas. Já na segunda etapa, o co-irmão foi melhor nos 10 minutos iniciais, tanto que fez um gol numa falha (pra variar) grotesca do sistema defensivo alvinegro. O Figueirense sentiu o golpe, tentou voltar para o jogo e se lançou ao ataque de forma desorganizada e afobada, mas nunca deixou de lutar, de buscar o gol. Tanto fez que conseguiu o empate, na raça, com sabor de vitória já no apagar das luzes.

Nem de longe algo parecido com que escrevi acima foi dito hoje pela imprensa da capital (seja TV, rádio, jornais). Só focaram em Luis Orlando de Souza, no escanteio-tiro de meta, nos acréscimos, na possível expulsão do Jeovânio. Indiretamente, menosprezaram tudo o que alvinegro fez e conquistou dentro da partida. Ao invés de ficar batendo nestas teclas, por que não falaram dos dois pênaltis não marcados para o Figueirense? Por que não questionaram a capacidade do elenco do time azul que não conseguiu segurar a vitória? Por que não comentaramm que o meio do Figueirense, quando ainda contava com Juninho, era muito mais eficiente e perigoso do que o meio adversário?  Por que não elogiram a boa estréia de Ygor, improvisado como zagueiro? Por que pisam em ovos quando discutem sobre os objetos e foguete arremessados em campo? Sem falar nas agressões cometidas por pessoas de dentro do clube sobre os jogadores alvinegros? Ah, agora a comemoração do gol alvinegro foi provocativa? Lucas e Jeovânio se excederam ao beijar e mostrar o emblema do clube para a torcida rival. E a tal história do créu no Scarpelli? E o que o Bebeto fez em seguuida? Não houveram reclamações ou questionamentos. Daí tá tudo dentro da normalidade? Provocativo? De forma alguma! "Faz parte" do futebol! Se calaram e ainda acham graça! Enquanto a imprensa passa a mão na cabeça do time azul, tentam apagar o incêndio do Figueirense com gasolina. IMPARCIALIDADE é o lema!

Que a arbitragem de Santa Catarina é pífia, nem questiono. Agora não dá pra creditar a culpa de todos os fracassos que um clube sofre em cima do trio de árbitros. O leão banguela possui um time limitadíssimo, comum no máximo, totalmente previsível, que não consegue ao menos bater o rival dentro de casa, isso porque temos um elenco limitado e repleto de carências, além de vivermos um momento finaceiro e institucional delicadíssimo. Afirmam que é tecnicamente melhor que todos os demais participantes do estadual, mas não conseguem passar pelo todo poderoso Imbituba, o temido Atlético-IB e o imbatível Juventus. Não conseguem segurar resultados de partidas importantes nos minutos finais.

O mais hilário e curioso é escutar as quinhentas teorias conspiratórias contra o time do mangue. Se dizem tão injustiçados. Mas quando o juiz marca pênalti fora da área a seu favor ninguém diz nada. Será que o TJD vai punir o clube e os atletas pelas agressões e pelos incidentes do clássico? Vão interditar o estádio pelos acontecimentos, ainda mais se o time disputar as finais? Será que algum reporter vai ao mercado público perguntar a um torcedor alvinegro o que ele acha sobre os acontecimentos da última partida ou consultar um advogado para saber qual tipo de punição será aplicada, caso o clube seja condenado?

Enquanto uns choram, o Figueira segue embalado em busca da classificação para o quadrangular final. Sábado é dia de comparecer ao Scarpelli. Figueirense x Juventus às 20:30 horas.

e a tua força mostre no gramado...meu FIGUEIRENSE adorado!

Nenhum comentário: