18 fevereiro 2011

Favorito? Sim, mas com muita humildade

O Figueirense terminou o ano de 2010 como vice-campeão da Série B, garantindo vaga na elite do futebol nacional deste ano. O acesso do Figueira foi uma lição a todos aqueles entendidos de futebol que afirmavam que para ter sucesso na segundona, é preciso praticar o chamado futebol feio, de foça ,contato e brigado. Quem acompanhou o Furacão ao longo da competição viu algo que em nenhum momento se limitou apenas a isso: toque de bola com qualidade, de pé em pé, velocidade e técnica foram o diferencial do clube na busca pelo retorno à elite, reconhecido inclusive pelo técnico campeão do torneio, Ney Franco, que hoje dirige a Seleção Brasileira Sub-20.

Para alegria de muitos e tristeza de meia dúzia, 90% dessa base vencedora foi mantida para o Catarinense deste ano. Ficou claro, para quem ainda duvidava, que não há nenhum clube em Santa Catarina que apresente um futebol com mais qualidade que o Alvinegro. Claro, há bons times, equipes bem montadas, como o Criciuma, por exemplo, porém ninguém superior ao Figueira. E afirmo isso baseado em fatos: melhor ataque, vice-artilheiro (detalhe: Heber não fez nenhum deles de penalti) e o craque do campeonato até o momento (alguém jogou mais que o Maicon até agora?) além de ter a segunda melhor defesa. É bem verdade que existe a necessidade de aprimoramento e mudanças na estrutura do time para a Série A mas isso é algo para ser visto um pouco mais adiante.

E essa superiodade nos levou a liderança do campeonato. Mais importante do que o título simbólico do turno, o Figueirense está a dois empates de uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, competição essa que deixamos escapar o título em 2007.

Sim, somos favoritos, e daí?  Alguém duvída?Afinal é ou não é vantagem jogar as duas partidas decisivas  em casa sem necessariamente precisar ganhar? Entretanto não é por isso que vamos achar que tudo já está ganho e sair cantando vitória, como tem muito time aí que ainda não aprendeu que o jogo só acaba quando termina. É preciso manter os pés no chão, ter humildade e respeito, seja quem for o adversário, para não ser surpreendido. Não existe mais bobo no futebol, diria o poeta. A zebra anda sempre solta. E a melhor forma de respeitar o oponente é jogando pra cima e fazendo gols. Muitos deles, de preferência.

Nenhum comentário: