16 dezembro 2009

Alguns fatos, alguns absurdos e algumas curiosidades

A nação (???) azulejenta desfila orgulhosa com a camisa do seu time. Nada mais natural pela atual fase que vive o clube do mangue. Mas se você prestar atenção, a esmagadora maioria  usa os uniformes de 2008 e 2009. Por quê não vemos com a mesma frequência os uniformes dos anos anteriores? Por quê será? Não era legal ser torcedor do time do Carianos antigamente ou então não estava na moda torcer para o time do nosso querido Guga Kuerten?

Aliás, modismo é uma coisa que não cabe ao torcedor alvinegro. Não somos torcida modinha. Mesmo nesta fase negra, sem previsão de melhora ou hora para acabar, o torcedor segue fiel com seu amor pelo alvinegro. Fato comprovado pela quantidade de torcedores que andam no Centro ou no restante da cidade com a camisa do Figueira, inclusive em maior número comparado ao co-irmão.

Outra coisa que o torcedor do Figueira não tem é falta de memória. Tem gente que só lembra do créu (depois provou-se que quem créu por último, créu melhor) e do vestido rosa, entretanto "não lembra" do episódio da sauna, da eliminação da Copa do Brasil 2007, dos 30 anos sem jogar a série A, dos 10 anos na fila por títulos, dos estádios que já ganharam, entre tantos outros inúmeros fatos inesquecíveis mas que fazem questão de esquecer.

É impressionante ver a "quantidade" de gente que jamais havia manifestado se quer uma mínima simpatia por futebol e agora, "misteriosamente", se transformou no mais fervoroso e apaixonado torcedor azulejento. Garanto que essa euforia toda deva ir embora logo no primeiro revés. Até porque as coisas saem de moda...

Uma constatação: hoje, é muito fácil e comodo (e agradavável para alguns) falar mal do Figueirense. Qualquer motivo é motivo e tudo pode ser levado sempre para o pior lado. No começo do ano, o Figueira tentou trazer Petkovic. Parte da imprensa foi contra, alegando que o sérvio era um ex-jogador em atividade e que muito pouco acrescentaria ao elenco, além de ser um investimento caro. Agora vejo as mesmas pessoas contrárias a idéia dizendo " tá vendo, não quiseram investir no Pet...hoje é um dos melhores jogadores do país! Cairia como uma luva nesse time!"

Quando os jogadores alvinegros são vendidos, dizem que é um desmanche, um feirão, o time tá se desmontando,a diretoria quer lavar a égua, vão encher a burra de dinheiro. Quando é do lado de lá é uma tranferência inevitável de jogadores que se destacaram no ano, tudo dentro da normalidade!
Quando o Figueirense trazia jogadores machucados era chamado estaleiro, spa, etc. Quando é do lado de lá é recuperador de jogadores!
Ai ai....

E para finalizar e fazer minha boa ação do dia, irei ajudar a torcida sem memória. Abaixo segue a foto do reforço prometido pelo seu presidente desde o início da temporada e que ainda não veio. Será que pinta por aí em 2010?


Nenhum comentário: