18 abril 2010

Orgulho de ser FIGUEIRENSE !!!


Amigos alvinegros,

A cada dia que passa, sinto que tomei a decisão certa (mesmo ainda quando muito criança) por ter escolhido o Figueirense Futebol Clube como meu time de coração. Não pelo fato de torcer para o time mais vezes campeão estadual, de torcer para o clube catarinense que mais vezes disputou a primeira divisão do futebol nacional, por ser do time que venceu o maior número de clássicos, por ser do único clube da capital a ter disputado uma final de Copa do Brasil, por ver as nossas crias, como André Santos e Filipe, vestirem a  amarelinha, entre tantos outros feitos.

Tenho muito orgulho em torcer para um time que tem uma torcida fiel e apaixonada. Uma torcida de trabalhadores, onde a maioria acorda antes do sol nascer a semana inteira, e mesmo assim, prefere trocar seu precioso e merecido tempo de descanso para levantar sábado de manhã cedo e ir assitir a um simples rachão no Scarpelli. Orgulho de ver essa mesma torcida, argumentar o que poderia ter sido feito melhor para ganhar o jogo que passou, onde que o time pecou, o que faltou, quem deveria ter sido escalado ou substituido, e não ficar atribuindo a culpa de fracassos na arbitragem.  Orgulho em ver um time de jovens jogadores, que mesmo sob muitas críticas e desconfiaças, conseguiram dar a volta por cima e apresentar um futebol alegre e de qualidade, ainda que houvessem limitações no elenco.

Orgulho em poder dizer um dia para meus filhos e netos, que tive o prazer e o privilégio de ver jogar o maior artilheiro da história do Figueirense, um verdadeiro ídolo dentro e fora das quatro linhas. Um jogador de caráter ímpar, que não ofende e nem provoca ninguém, que conquistou vários títulos pelo clube e que nunca pipocou em jogo contra o maior rival, assim como vemos em outras equipes.Posso estufar o peito e me sentir orgulhoso em ver que os adversários tremem ao ver o Figueirense diante de seus olhos, mesmo quando se encontra fragilizado e vivendo um momento turbulento. 

Sobre o jogo, tivemos uma boa apresentação. Não recuamos em nenhum instante. Até no momento em que estavamos em vantagem no placar, o objetivo sempre foi atacar. Faltou muito pouco, muito pouco para chegarmos na final. Não vou me prender ao lance do pênalti que não existiu. O Figueirense perdeu chances de gol após ter feito o primeiro ainda na etapa inicial e no começo do segundo tempo, ainda quando vencia. Isso sem dizer nas demais situações no decorrer da partida. É isso que devemos  "lamentar". O que me deixa com muito orgulho é ver que adversário, em casa, se trancou todo com medo. Sim, isso mesmo, a palavra é medo. Deixou de jogar em seu domínio para tentar bloquear o Figueira. Colocaram uma gentarada caneluda no meio campo para evitar que a garotada jogasse. Porém, quando a rapaziada fazia aquelas tabelinhas rápidas ou dribles desconcertantes, era um Deus nos acuda. E dalhe botinada! Mesmo na série B e com um mundo de problemas, o Figueirense ainda é respeitado e temido por todos.

Não vou escrever aquela frase valeu Figueira! Isso pra mim soa como um consolo, uma passada de mão na cabeça, um ah, que pena! Vou dar parabéns ao jogadores, que se empenharam, vestiram a camisa, compraram a idéia, jogaram com vontade, superaram limitações, críticas e conseguiram produzir algo que levou a torcida a acreditar no desacreditado. Parabéns ao time no clássico que, na maior parte da partida, ditou o ritmo de jogo, não se acovardou e foi pra cima. Parabéns ao nosso treinador Márcio Goiano, que deu uma cara ao time, um padrão de jogo, conseguiu enxergar e extrair o melhor de cada um para montar um esquema eficiente e que deu certo.

No fundo, foi até bom o empate. Pelo menos assim, não teremos casos de torcedores com mão decepada, machucados, agredidos ou mortos.

Parabéns !!! Tenho orgulho de ser FIGUEIRENSE !!!

*Foto: site Infoesporte

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto.

Eu também tenho, muito, orgulho de ser alvinegra.

Figueira eu amo você!!!!


Dimaris

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Valeu otimo texto, somos torcedores com amor, não torcedor maquiado pela midia.

Monique disse...

Nossa de todos os posts que eu li o seu foi o mais lindo e completo! sinto exatamente o mesmo ORGULHO DE SER FIGUEIRENSE! quem assistiu ao jogo sabe de tudo isso que vc falou, e que os nossos garotos não desistiram em momnento algum! GUERREIROS é isso que eles são!