22 fevereiro 2012

É bem por aí

O último jogo do Figueirense disputado na temporada até agora foi justamente contra o seu maior rival. No maior clássico de futebol de Santa Catarina, a meu ver, o Figueirense venceu um jogo que teve dois tempos distintos para o Alvinegro e mostrou a Branco qual esquema tático deve ser adotado a partir de agora.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente para ambos. O adversário tinha a posse de bola mas não chegava com perigo ao gol de Wilson, aquela história do namora mas não beija. Atribuo essa falsa superioridade do adversário ao buraco no meio-campo que deixou o ataque quase isolado, consequência do esquema com 3 volantes enterrados a frente da defesa proposto por Branco. Não sou nenhum expert em esquemas táticos porém venho batendo de frente (o que muita gente também reclamava) desde que Branco adotou esse jeito de jogar: com esse esquema, ofensivamente, teremos dificuldades com Roni isolado na sozinho na criação, já que os laterais (um pouco melhor com a entrada de Guilherme na esquerda) ainda deixam muito a desejar no apoio ao ataque. Alguém tem de encostar em Roni pra auxiliá-lo na distribuição de jogadas aos atacantes.

E foi exatamente isso que Branco fez na segunda parte da partida. A mexida no time com a entrada de Luiz Fernando no lugar de Toró deixou o Figueirense muito mais perigoso e objetivo. O time trabalhava melhor as jogadas, se organizou melhor em campo, o setor defensivo teve uma leve melhora, já que o adversário não chegava com tanta frequência ao ataque tendo que se preocupar um pouco mais em marcar os nossos meias. E num lance em que Luiz Fernando e Roni trabalharam  juntos, deu no que deu: gol e vitória do Figueira no nosso salão de festas

Acredito que a principal lição do último clássico serviu para provar a Branco que o esquema de 3 volantes, até então adotado pelo treinador, não é  tão eficiente quando se tem a opção de jogar com dois meias de criação, seja Fernandes, Botti ou Luiz Fernando. Aí é aquela dor de cabeça boa que todo técnico gosta de ter. Que seja assim contra o Brusque. Com as peças que temos, posso estar errado porém acredito que  a melhor forma de jogar seja bem por aí.

Nenhum comentário: