03 fevereiro 2012

Ponto de vista: Figueira até agora

Mesmo ausente por um bom tempo das redes sociais, acompanho diariamente, principalmente, o cotidiano do Figueirense e alguma coisa dos adversários de Estadual. O nível do campeonato é fraco: os clubes de pequeno investimento nunca compram tão mal e os "grandes" patinam no campeonato e fazem exibições muito abaixo do que se espera. Até o dia de hoje, não vi nenhum adversário que tenha apresentado um futebol de igual ou melhor qualidade que o time Alvinegro. Mesmo com esse favoritismo momentâneo, o Furacão precisa melhorar bastante em alguns aspectos para nao repetir a dose do estadual de 2011
A saída inevitável de jogadores (leia-se desmanche) esculhambou com uma das mais poderosas armas do Figueirense nos últimos 2 anos: as laterais. É claro que todos sabiam que seria muito difícil encontrar substitutos à altura de Bruno e Juninho tendo as limitações financeiras que o Figueirense apresenta. Mas os que vestiram a camisa alvinegra até agora não mostraram motivos relevantes e convincentes para serem os donos da posição. Pablo é a má vontade em pessoa. Me passa a impressão de que está aqui contrariado. Parece não ter o mesmo comprometimento com o time como os demais atletas. Fora isso, é fraco na marcação e apoia mal o ataque. E isso não é de hoje. Léo é garoto e tem potencial. É o oposto de Pablo. Porém, acredito que não seja o momento para ser o titular da lateral. Penso que deveria entrar no decorrer das partidas em 2012, ganhar mais experiencia e daí sim, ano que vem se tudo der certo, lançá-lo como titular, até numa forma de preservá-lo e diminuir as chances de queimar uma cria da base. Já na esquerda, Hélder é o que já conhecemos: esforçado, voluntarioso e dedicado. Nada mais que isso. Um bom reserva, no máximo. Resta esperar as estreias de Guilherme Santos e Mario Saldivar e torcer pra que joguem muito mais do que seus companheiros.
Fred parece ser um bom zagueiro. Fez boas apresentações até o momento. O problema é que seu companheiro de posição, João Paulo, não vem dando conta do recado. Desde o início da Série A do ano passado não vive um bom momento. É notório. Não seria a hora de Sandro estrear na zaga do Figueirense?
Vejo as maiores críticas em relação ao meio campo, principalmente na criação. As jogadas de ataque são  em esmagadora maioria pelo meio, o setor fica sobrecarregado e em determinados momentos do jogo o negócio não anda. Ano passado quando acontecia essa paralisação na criação, tínhamos dois laterais que ajudavam a desafogar as jogadas no meio, o que não acontece no elenco atual. O estilo de jogo mudou mas é fato que sofremos com a Maicondepêndencia: ainda não temos o jogador que carimba as jogadas no meio campo, aquele que inicia as jogadas de criação. Doriva, o substituto, a meu ver, pelo que tem apresentado e por suas características, está mais para Túlio do que para Maicon. Com Fernandes, Botti e Roni em condições de jogo, Branco terá mais qualidade e mais opções de esquema. Quem sabe não é um desses três o "novo Maicon"?
O ataque vai bem, obrigado. Mesmo Julio César estando um pouco descalibrado (o que é normal pra início de temporada) é um atleta que dispensa observações. Aloísio mostra que sua praia é o Estadual e deixou sua marca em todas as partidas até agora. Heber é o de sempre e Niel até agora agradou nas vezes que entrou.
Ainda é cedo pra fazer qualquer tipo de avaliação mais precisa do atual time do Figueirense e de Branco. Faltam alguns ajustes para que o time tenha um bom encaixe. Contratações agora? Acredito que não seja necessário. Melhor aguardar as estreias de quem está na espera. Não é garantia de nada, mas até agora temos o melhor elenco da competição. Acredito que com essas peças ajustadas de forma correta nas suas respectivas funções e manter o que vem dando certo, temos condições de fazer bonito neste campeonato.

Nenhum comentário: