Depois de um início de semana eletrizante, com um elevado número de atividades acadêmicas entre outros compromissos, consegui arrumar um tempinho para postar no blog. (Isso que a semana nem acabou!)
Nessas indas e vindas da biblioteca universitária, quase que sem querer, encontro um livro que me despertou a atenção: Futebol e gestão profissional no Figueirense, escrito pelo jornalista Marcos Franzoni.
O livro trata de como o modelo de administração esportiva responsável e organizado, adotado apartir de 1999 pela atual diretoria, conseguiu se tornar exemplo para todo o Brasil. Narra a reestruturação e o fortalecimento do maior clube de futebol de Santa Catarina, da criação do Conselho de Gestão até o aparecimento da Figueirense Participações. Vale lembrar que o livro foi publicado em 2005, ou seja, conta os fatos até 2004.
Além disso, mostra a campanha do acesso, como foi em detalhes o inesquecível dia 23 de dezembro de 2001, a hegemonia estadual do alvinegro, enfim, relata um dos vitoriosos caminhos trilhados pelo Figueirense Futebol Clube, iniciado em 1999.
Para quem se interessou e tiver disponibilidade, encontrei o livro na biblioteca da UFSC. Desconheço, mas acredito que deva existir exemplares em outras bibliotecas também.
Ótima leitura. De tantos assuntos interessantes abordados, é emocionante relembrar detatlhes específicos da época do acesso, detalhes que não cairam no esquecimento, apenas estavam em stand by na cabeça e no coração do torcedor, prontos para serem reavivados.
Fica ai a dica. Vale a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário