07 outubro 2009

Sugestão de leitura

Depois de um início de semana eletrizante, com um elevado número de atividades acadêmicas entre outros compromissos, consegui arrumar um tempinho para postar no blog. (Isso que a semana nem acabou!)

Nessas indas e vindas da biblioteca universitária, quase que sem querer, encontro um livro que me despertou a atenção: Futebol e gestão profissional no Figueirense, escrito pelo jornalista Marcos Franzoni.

O livro trata de como o modelo de administração esportiva responsável  e organizado, adotado apartir de 1999 pela atual diretoria, conseguiu se tornar exemplo para todo o Brasil. Narra a reestruturação e o fortalecimento do maior clube de futebol de Santa Catarina, da criação do Conselho de Gestão até o aparecimento da Figueirense Participações. Vale lembrar que o livro foi publicado em 2005, ou seja, conta os fatos até 2004.

Além disso, mostra a campanha do acesso, como foi em detalhes o inesquecível dia 23 de dezembro de 2001, a hegemonia estadual do alvinegro, enfim, relata um dos vitoriosos caminhos trilhados pelo Figueirense Futebol Clube, iniciado em 1999.

Para quem se interessou e tiver disponibilidade, encontrei o livro na biblioteca da UFSC. Desconheço, mas acredito que deva existir exemplares em outras bibliotecas também.

Ótima leitura. De tantos assuntos interessantes abordados, é emocionante relembrar detatlhes específicos da época do acesso, detalhes que não cairam no esquecimento, apenas estavam em stand by na cabeça e no coração do torcedor, prontos para serem reavivados.

Fica ai a dica. Vale a pena!

Nenhum comentário: