21 novembro 2009

Simplismente R I D Í C U L O...

...foi o fim do Figueirense Futebol Clube em 2009. Um time que almeja voltar à elite do futebol brasileiro e não consegue vencer em seus domínios o imponente Duque de Caxias, merece ficar onde está mesmo.
Escrevo isso com muita dor no coração e ao mesmo tempo com muita indgnação. O Figueirense fez um primeiro tempo horroroso. Um time sem vontade nenhuma, totalmente bagunçado, onde todos eram zagueiros e todos eram atacantes. Um desordenado amontoado de jogadores "correndo" atrás da bola. Isso não é raça. Isso é desorganização.
Márcio Araújo fez um caminhão de besteiras, para não utilizar um termo chulo, na escalação do time. Ora, um time que precisa única e exclusivamente da vitória para seguir vivo na competição, jogando em casa, e entra em campo com 1 atacante? E o time toma um, toma dois gols, demora a mudar e quando muda troca um volante por outro? Isso é demais pra minha cabeça. Por mais desavenças que possam existir entre ele e Edson (e parece que teve mais um atrito entre os dois no treino desta semana), é inadmissível deixá-lo de fora e escalar Régis na zaga. E não falo isso pelo jogo de hoje. Não é o momento de afastar ninguém por indisciplina. Quer punir? Pune no bolso do atleta. Tasca-lhe uma multa salarial que, certamente,  o resultado é muito mais eficaz que qualquer outra medida disciplinar nessa altura do campeonato.
Quem se salvou hoje entre os jogadores? Poucos, muito poucos. E não digo por qualidade técnica. Digo por vontade e garra. Preciso citar nomes? Claro que não. São os mesmos de sempre. O torcedor já sabe de cor quem são. Teve jogador que trotava em campo. Correr? Somente o necessário, visando se poupar para a noitada ilhéu.
É muito difícil escrever de cabeça quente, ainda mais quando você compra a "briga" de um time desacreditado por muita gente e que parte dos jogadores não demonstram a mesma reciprocidade, vontade e comprometimento com a torcida e o clube, que paga seus gordos salários religiosamente em dia.
Agora é encarar a realidade, levantar a cabeça, sacudir a poeira e começar tudo do zero. TUDO mesmo. É preciso rever muitos conceitos relacionados ao futebol do clube, principalmente na parte de gestão, para não cometer mais os mesmos erros que vêm se estendendo desde 2008.

2010 começa hoje para o Figueirense.

Nenhum comentário: