31 julho 2009
O título que todos choraram!!
Um jogo para ficar atento

30 julho 2009
Bruno Santos

Lembram dele?

Quem irá substituir Clodoaldo?

29 julho 2009
Depende de quem olha

28 julho 2009
Que primeiro tempo!

Com campo molhado, Figueira pega o Jacaré!

27 julho 2009
Vai que é tua Dalton!
Convocação

26 julho 2009
O filho do Figueira?
O texto abaixo mostra um fato no mínimo pitoresco do futebol da capital catarinense. Recebi de um amigo por email há algum tempo. E um detalhe muito importante: Possui referências bibliográficas.
O Avaí é "FILHO" do Figueira!
Para quem pesquisa o futebol ilhéu, fácil notar o trabalho da imprensa na divulgação dos fatos relacionados com a história dos dois principais clubes da metrópole catarinense. A trajetória do Figueirense não foi pintada com as mesmas tintas e cores.
Parece simples explicar. O Avaí pertence a "elite" social, somava maiores facilidades de acesso às fontes de divulgação da época enquanto o Figueirense resignado pela sorte e pela humildade de seus fundadores, lutava em sucessivas crises financeiras e administrativas. A imprensa não deu o enfoque que o assunto exigia, omitindo-se assim em deixar à geração futura, àqueles acontecimentos que hoje poucos lembram e falam com detalhes e que seriam de extrema validade para quem deseja contar a história do futebol de Florianópolis.
O próprio nascimento do Avahy foi "esquecido" através dos anos. Na verdade são decêndios de completo silêncio. Os aniversários do clube azul e branco foram sendo reavivados com triunfos, títulos, campanhas e nomes do momento. A causa, a forma, do seu nascimento foram esquecidos. Mas, os torcedores especialmente os avaianos tem o direito de conhecer a vida de seu clube que aprenderam a amar.
Em 1925 o Sr. Agenor Póvoas (benemérito alvinegro) participando dos festejos do 4º aniversário do Figueirense F.C. discursou a respeito, revivendo os momentos de dificuldades porque passaram alguns presidentes do clube. O Jornal O Tempo, registrou o acontecimento assim: "Este presidente (Joaquim da Costa Arantes) sofreu duas crises na sua gestão, uma a dissidência no clube que deu origem a formação do Avaí F.C. e o lamentável caso de Tubarão."
Do Jornal República, edição 2/9/31: "Transcorreu ontem o 8º aniversário do valoroso azul e branco. Nascido como o Flamengo do Rio de uma dissidência nas hostes Figueirenses o Avahy soube aproveitar ótimamente dessa condição inicial de sua existência para desde logo impor o seu esforço em bem do esporte catarinense como um dos mais valiosos e eficientes..."
Do Jornal O Estado, transcrevemos parte da entrevista concedida pelo jogador Zé Macaco que atuou por mais de 10 anos, vestindo a camisa azul e branca, antecedendo a mais um clássico Figueirense x Avaí: "O nosso quadro nasceu do 3º do Figueirense em 1923. O 1º match foi justamente enfrentando o próprio Figueirense para quem perdemos por 4 x 3. Vencíamos por 3 x 0 no 1º tempo quando Marujo, nosso arqueiro, atuando com pouca felicidade concorre para que nossos adversários tirassem vantagem, vencendo-nos por 4 x 3."
Do República, edição 7-10-37: "...essa rivalidade entre os dois times teve como em todas as outras coisas um certo "que". Esse "que" foi a fundação do próprio Avaí que surgiu de uma cisão no seio do Figueirense quando este excursionou à Lages." Do mesmo jornal, datado de 1º/12/37: "abordando o jogo Avaí x Figueirense fala sobre os eternos rivais e relembra a cisão dos alvis em 1923".
Trecho de uma carta do Sr. João D. da Silva, participando da polêmica sôbre o futebol da ilha. "Tive até em algum tempo, convite para tomar parte na diretoria da FCD mas não aceitei só pelo simples fato de não saber esconder a minha simpatia pelo Figueirense que é pai do Avaí e avô do extinto Cruzeiro" ... Correio do Estado 30/3/35
Aí estão os fatos que os jornais estamparam. Embora deficientes em detalhes, o suficiente para confirmar o título da matéria. A pesquisa foi feita na década de 1980, embora o livro fora publicado em 1996.
Bibliografia:
BORGES, Maury Dal Grande. "85 anos de Bola - a memória do futebol catarinense". IOESC, Florianópolis, 1996, p.47.
HÜBENER, Ney W. "A Grande Batalha - Uma Estratégia que Deu Certo". Editora Tribo da Ilha, Florianópolis, 2008, p.176
Um filho que só envergonha o pai! Sangue do nosso sangue? É ruim heim!
25 julho 2009
3 pontos e Figueira de volta ao G4

*Avaliação do Figueirense*
Wilson: Precisa comentar? Um gigante no gol! Salvou em 3 oportunidades. Nota 9.5
Lucas: Apagado no primeiro tempo, participou da jogada do gol de Rafael Coelho. No segundo tempo foi bastante acionado. Esteve bem. Nota 8.5
Régis: Cortou todas as jogadas aéreas. Preciso e seguro. Nota 8
Toninho: Seguro como sempre. Manteve a regularidade. Nota 8
Edson: Mesmo discreto, teve uma boa atuação. Anulou bem as investidas de Edilson. Nota 8
Carlinhos: Forte na marcação. Fez boa partida. Nota 7.5
Paulinho: Errou muitos passes bobos. Nota 7
Alê: O pior em campo. Errou tudo o que podia errar. Ajudou pouco na marcação. Nota 7
Fernandes: Jogou apenas o 1º tempo. Campo atrapalhou a evolução do seu futebol. Nota 7
Vinícius Pacheco: Muito apagado. Quando aparceu foi bem. Criou algumas chances de gol. Nota 7
Rafael Coelho: Fez o gol. O menino de Ponta das Canas é o artilheiro da competição. Perdeu duas chances claras. Nota 8
William Massari: Muito ansioso e tenso. Fez uma estréia razoável. Nota 7
Ricardinho e João Filipe: Pouco tempo para analizar.
Roberto Fernandes: Armou bem a equipe. Ainda falta corrigir o posicionamento da marcação no meio. Acertou nas modificações do time no decorrer do jogo. Nota 8
Terça-feira todos os caminhos levam ao Orlando Scarpelli. O Caldeirão voltará a ferver!
24 julho 2009
Pintado, Mixirica, Pirão e Arroz!

O elenco pontepretano é recheado de velhos conhecidos que já passaram pelo Orlando Scarpelli e também por outros clube do futebol catarinense. No comando, Pintado teve uma passagem não muito boa por aqui. O predecessor de Roberto Fernandes comandou o alvinegro em 15 jogos, tendo 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, totalizando um aproveitamento de 49%. O atleta Luciano Lopes de Souza teve uma bela passagem pelo mais vezes campeão catarinense. Não lembram dele? Talvés por esse nome não. Estou falando do meia Bilú, que jogou aqui por 3 temporadas e fez bonito. Rogerinho também está no elenco da Ponte contudo não vingou e esteve presente também por 3 temporadas. Evando e Edilson já passaram por um outro clube da cidade.
* Informações da Ponte Preta: A equipe campineira vem com alguns desfalques para partida. Na zaga, Dezinho cumpre suspensão. Outra baixa, é o meia Fabiano Gadelha, machucado. No lugar destes atletas, o técnico Pintado provavelmente jogará com o zagueiro vetrano Marinho ( ex-Guarani e Grêmio) e o atacante Evando. Este último, será deslocado para o meio, assim a dupla de ataque será formada por Márcio Mixirica e Danilo Neco.
* Destaques da Ponte Preta: Gum: Excelente zagueiro, cogitado para se trasnferir para o Flamengo; Edilson: Possui um chute muito forte, um perigo nas cobranças de falta; Danilo Neco: Jovem, veloz e habilidoso atacante.
* Provável escalação: 3-5-2 : Gilson; Marinho, Gum e Guilherme; Edilson, Deda, William, Evando e Vicente; Márcio Mixirica e Danilo Neco. T.: Pintado
* Informações do Figueira: O técnico Roberto Fernandes terá desfalques na lateral esquerda e no ataque. Egídio voltou a sentir o tornozelo esquerdo que o incomodou desde o início da semana. Anderson Pico também foi vetado. Schwenck segue no DM. Porém, retornam ao time o zagueiro Régis, o volante Paulinho e o artilheiro Rafael Coelho. A novidade é que o recém "repatriado" William Massari foi relacionado entre os 18 jogadores que viajaram para o interior de São Paulo, podendo ser uma opção no setor esquerdo, caso Edson não seja deslocado para a posição. Uma dúvia ainda permanece: Quem será o companheiro de Rafael Coelho no ataque? Ricardinho ou Clodoaldo? Acredito que Vinícius Pacheco poderá entrar na disputa.
* Meu palpite: Para essa partida, jogaria no 3-6-1: Wilson, João Filipe, Toninho e Régis; Lucas, Carlinhos, Paulinho, Fernandes, Vinícius Pacheco e Edson; Rafael Coelho. Deslocaria Edson para ala esquerda e deixaria V. Pacheco como um meia mais avançado, um "pseudo-atacante". Jogar "fechadinho" e aplicar um contra-ataque rápido e letal.
* Provável escalação: 3-5-2 : Wilson; João Filipe, Régis e Toninho; Lucas, Carlinhos, Paulinho, Fernandes e Edson (W.Massari); Rafael Coelho e Clodoaldo (Ricardinho). T.: Roberto Fernandes.
Sábado é o dia. Que venham os 3 pontos. Que venha a definitiva afirmação do Figueira no campeonato. Que venha de volta o G4. Que venha a Ponte Preta!
Entrevista com Thiago d'Ivanenko

Falando do que interessa, alguns tópicos importantes foram levantados e esclarecidos no programa:
*Contratações: O Figueirense está em stand by nas contratações. A diretoria irá analisar as contratações e reintegrações que não foram ou estejam sendo pouco utilizadas com mais calma, para ver qual carência resta ainda para ser suprida no atual elenco. Porém o clube ainda está atrás de um lateral direito, já que as negociações com o atleta do Internacional Ricardo Lopes para esta posição, não foram bem sucedidas. O jogador estava com passagem comprada para Florianópolis. Contudo, Ricardo voltou atrás e parece ter acerterdo sua ida para a equipe do Náutico.
Ainda sobre contratações, d'Ivanenko disse que o Figueirense está também de olho num jogador com poder de decidir uma partida (o tal jogador diferenciado) e garante que se for preciso, a diretoria irá investir em mais reforços até o término da competição.
* Manutenção do elenco até o fim da temporada: Thiago afirmou que a diretoria está fazendo o máximo esforço para segurar os principais jogadores da equipe. Citado o caso de Rafael Coelho, disse que não compensaria vendê-lo no momento, pois o atleta está sendo muito importante para a equipe. Só aconteceria a saída de Coelho, caso surgisse alguma proposta acima dos padrões de mercado. Sobre Edson, será mantido no grupo. O jogador após passagens por alguns clubes de Portugal, teve seu passe valorizado e consequêntemente, seu salário também aumentou, o que acarreta num custo muito grande ao clube. Ficou entendido que caso não apareça nenhuma proposta interessante, o zagueirão permece no Estádio Orlando Scarpelli. Torçamos para que isso aconteça!
* Edmundo e Cafú: O "Animal", como todos sabemos, foi sondado até pouco tempo atrás para retornar ao Furacão do Estreito. O ex-camisa 10 não teria interesse em voltar aos gramados como jogador de futebol e estaria analisando a oportunidade de se tornar técnico. Ou seja, Edmundo definitivamente pendurou as chuteiras. Sobre o capitão do penta, Cafú recebeu no início do ano uma proposta para ser o camisa 2 do Figueira na temporada. Sem sucesso, pois este tipo de jogador atingiu um nível em que joga se quiser, pelo fato de ter conseguido sua independência fianceira.
* Finanças: Ainda conforme o que foi dito pelo Diretor Superintendente, o Figueirense possui dificuldades financeiras, mas honra com todos os seus compromissos, sem nenhum tipo de atraso, já que o revés da queda ano passado para a Série B, derrubou pela metade o orçamento anual do clube. A diretoria analisa maneiras criativas para tentar aumentar a renda e o número de sócios cresceu consideravelmente.
* Convocação: Quase finalizando a entrevista, convocou toda a massa alvinegra para o próximo confronto, terça-feira no Orlando Scarpelli contra o Brasiliense, afirmando que o diferencial dessa Série B será o apoio incondicional da torcida no estádio.
Resumidamente foram esses os tópicos que me chamram atenção. Alguns fatos já são bem conhecidos do público, e outros, merecem discussão. Agora é esperar as coisas acontecerem. E que venha a Ponte!
23 julho 2009
Enquete
Porém, com os retornos de Edson, William Massari e Raphael, e com a contratação de Jeovânio, como está a confiança do torcedor alvinegro com o atual elenco? Os jogadores serão capazes de colocar o Figueira de volta na elite do futebol brasileiro?
Participe!
22 julho 2009
Blogosfera alvinegra crescendo!
Vale a pena conferir!
http://paixao-alvinegra.blogspot.com/
http://wagneralvinegro.blogspot.com/
http://ney.meufigueira.com.br/
http://cordovaisrael.blogspot.com/
Não seria uma boa?

Arbitragem para Ponte Preta x Figueirense

Habemus um pitbull

Penso que a diretoria acertou em cheio nessa contratação. Veio suprir uma carência enorme que o Figueirense tinha na posição, já que Carlinhos é o único volante que matém atuações regulares nessa Série B pelo furacão. Os outros ainda não vingaram.
Fica ai as boas vindas ao atleta e que sua estréia seja o quanto antes.
Abraço