25 novembro 2009

Cada um com a sua

Blogueiros, orkuteiros, torcedores e jornalistas. Cada um já tem a sua lista de jogadores que ficam e/ou a lista de jogadores que saem do Figueirense para 2010. E como não poderia ficar de fora dessa, resolvi também fazer a minha. Muitos chamariam a barca e colocavam todos (exceto Wilson e Fernandes) dentro e mandavam para bem longe.
Mesmo com muitas limitações, a espinha dorsal do Figueirense tem qualidade. O que ficou faltando e acabou pesando muito no fim das contas foi a falta de contratações-chave para fazer com que a máquina funcionasse perfeitamente. Como todos sabem, houveram muitas contratações equivocadas desde o início da temporada. O resultado final sabemos o quão desastroso foi. Por isso, é preciso manter essa base (até porque seria totalmente inviável mandar um time inteiro embora) e investir em nomes pontuais, de qualidade para desempenhar bem a função requisitada, jogadores para o time titular, o tal do jogador diferenciado que a imprensa daqui adora dizer . É mais produtivo e rentável para o clube contratar um jogador de qualidade ao invés de três medianos e inchar o elenco ainda por cima.
Enfim, vamos ao que interessa. Eis os nomes:

Goleiros: Wilson, Dalton e Gustavo.
De goleiro, penso que o Figueirense está bem servido. Wilson dispensa qualquer comentário e demonstrou interesse em continuar no clube. Dalton jogou algumas partidas e foi regular. Mesmo tendo alguns atritos este ano com a  torcida, ainda é uma figura carismática no elenco. Gustavo é um jovem de boa qualidade e tem condições de fazer parte do plantel.

Laterais: Lucas, Egídio e Massari.
Egídio foi um dos destaques do Figueirense nesta Série B. Tem muita qualidade, principalmente na parte ofensiva. Precisa repensar em algumas atitudes que teve neste ano. Se tudo realmente for confirmado com as parceiras que controlarão o futebol alvinegro, ficaria mais fácil mantê-lo, já que propostas certamente ele terá para sair. Massari é uma boa opção, vem evoluindo e demonstrou ter potencial. Lucas tem tudo para estourar no futebol nacional. Todos sabemos e conhecemos a qualidade que o garoto possui. Porém o jovem atleta caiu assustadoramente de produção na metade da Série B e não manteve a regularidade que vinha tendo. Mesmo assim, é um bom nome para o ano que vem.

Zagueiros: João Filipe, Roger Carvalho e Edson.
João Filipe e Roger Carvalho, ao meu ver, foram as revelações do Figueirense em 2009. São muito rápidos, tranquilos e possuem um bom desarme. Não são violentos e sabem sair jogando. Igualmente ao caso de Egídio, com a confirmação da parceira podem ser nomes garantidos para a defesa. Edson é muito técnico. Tem muita qualiadade. É preciso saber se o clube consiguirá segurá-lo, já que o mesmo tem mercado até no exterior.

Volantes: Roberto Brum, Jêovânio, Carlinhos, Paulinho e Diego Paulista.
Esse é um setor delicado. É aí que o Figueirense vem perdendo o rumo desde 2008. Contrata uma infinidade de volantes e esquece das outras posições que apresentam mais urgência de peças de reposição ou até mesmo para o time titular. Para se ter uma idéia, o Figueirense, hoje, tem nove volantes e apenas um lateral direito. Destes listados, o maior problema seria segurar Roberto Brum, que tem interesse em continuar no Scarpelli, mas que depende da permanência de Luxemburgo e da vontade do Santos em renovar seu empréstimo. Jeovânio é outro que dispensa apresentações. Carlinhos, com sua raça e vontade, seria um substituto de Jeovânio. Não vejo a permanência de Paulinho tão difícil. Acredito que o atleta só não fica se não quiser. Diego Paulista é uma boa opção para compor o grupo.

Meias: Fernandes, Talhetti e Roberto Firmino.
Fernandes é o Fernandes e já disse que quer ficar para 2010. Talhetti é uma outra promessa alvinegra que tem tudo para acontecer também. Roberto Firmino demonstrou que tem personalidade e a frieza de quem está pronto para qualquer situação. Firmino entrou na fogueira contra a Ponte Preta esse ano e não pipocou. Chamava o jogo pra si, busca criar situações de ataque e não fugia do tranco. Não fez nenhuma exibição fantástica é verdade, mas deixou claro  por que é um dos destaques das divisões de base do Figueira.

Atacantes: Schwenck e Philco.
Considerendo, infelizmente, que Rafael Coelho esteja negociado com outra equipe, apenas ficaria com Schwenck. Shreck é raça, é vontade é presença de área. Ninguém sabe ao certo como é o futebol de Philco, portanto, seria preciso dar uma oportunidade ao garoto e a partir daí tirar qualquer conclusão sobre o jogador.

Total: 19 jogadores

Qual posição contratar?

Um lateral direito: Se eu fosse o responsável pelas contratações, seria a primeira que faria. Foi inaceitável ver o time jogar praticamente o ano inteiro com um lateral direito de ofício e isso prejudicou o titular da posição. Há tempos pensava em uma coisa que o Tainha acabou de confirmar em seu blog: Lucas caiu de produção porque ninguém o ameçava, não existia uma sombra que pudesse tirá-lo do time titular e acabou resultando em uma "acomodação" do jogador. Não consigo ver outro argumento que explique a queda brusca de rendimento de Lucas na competição. É preciso que venha essa sombra, e com muita qualidade.

Dois zagueiros: Estilo xerifão, como um Clebão ou Márcio Goiano, jogadores que tenham mais experiência, mais rodagem e que possam transmitir tranquilidade aos demais companheiros de posição.

Um volante: É preciso de um volante com as mesmas características de Paulinho: boa marcação, com velocidade  e com um bom passe para fazer a distribuição das jogadas da defesa para os meias de criação.

Dois meias de criação: Foi o que faltou para o Figueirense deslanchar na Série B: um jogador que efetivamente auxiliasse Fernandes na construção das jogadas ofensivas. E claro um reserva nesse setor nunca é demais.

Três atacantes: Sem Rafael Coelho, é preciso de alguém que, no mínimo, tenha as mesmas caracteristicas do artilheiro do Figueirense na temporada, veloz, que saia para buscar o jogo e finalizador. Seria importante também de outro jogador de área, de referência, outro matador.

Resultado: 9 contratações

Total de jogadores no elenco: 28

No papel é muito fácil. Nem sempre é possível dar um tiro certeiro. Entendo que renovar ou terminar um contrato profissional de um atleta é algo muito dispendioso em algums casos. Sei também como é mais difícil encontrar atletas que qualifiquem um grupo de um clube que particpa da disputada Série B, ainda mais quando se tem um mercado inflacionado e escasso em determinadas posições como é o brasileiro.
Contudo, tenho a certeza que o  Figueirense já aprendeu algumas lições importantes em relação a formulção de uma equipe. E tudo que o torcedor espera é que os erros não sejam repetidos nunca mais.

Depois de ler este extenso post, e ai?! O que achou? Qual é a sua lista?

Um comentário:

joao gustavo disse...

Tá de brincadeira neh!!!

Goleiros, laterais, zagueiros e meias até concordo que podem ficar, mas...

... mas os volantes. Não dá para jogar no Figueirense jogadores como Carlinhos( nunca jogou nada, só faz faltas bestas.), Paulinho( erra muitos passes bobos), Digo Paulista( é o menos ruim dos três que citei mas não pode jogar no maior de sc.). Mas...

...mas os atacantes. Schwenck? da onde que o Schwenck pode jogar no Figueira, falta muita qualidade tecnica para ele, esse ano mesmo não mostrou nada...

E no meu ver o Figueira já tem que começar a agir, pensar no elenco para 2010...